Exposição traz história das primeiras mulheres cientistas do Brasil

A história das mulheres que contribuíram para o desenvolvimento científico do país é o tema da exposição "Pioneiras da Ciência no Brasil", que será aberta ao público no dia 30 de outubro, às 10h, no Museu Ciência e Vida. 
A inauguração contará com a presença de Eloisa Biasotto Mano, uma das cientistas de destaque da exposição, e de Ligia Rodrigues e Hildete Araújo, organizadoras do livro que inspirou a exposição, editado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
 
 
Ao contar a trajetória de vida dessas mulheres cientistas, a exposição pretende estimular a reflexão sobre a igualdade de gênero e desfazer preconceitos da sociedade. Na narrativa apresentada, é possível perceber que elas representam um contraponto a um histórico de exclusão das mulheres da pesquisa científica à época, superando barreiras culturais que afastavam a ideia da mulher como cientista. São, portanto, histórias de determinação, de pioneirismo e de superação.
 
A exposição é fruto de uma parceria entre a Fundação Cecierj, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A entrada é gratuita e o agendamento de turmas para visitação pode ser realizado pelo telefone: 2671-7797.
 
Serviço:
Pioneiras da Ciência no Brasil
Data: 30 de outubro, 10h
Local: Museu Ciência e Vida
Rua Ailton da Costa, s/n - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, RJ, 25071-160
Telefone: (21) 2671-7797
Gratuito